25 de jan de 2010

O caráter biblico da Mulher.




Salomão foi um homem   cheio da sabedoria, no seu livro Provérbio escreveu sobre vários assuntos, ele também quis deixar em seus escritos algo direcionado para nós as mulheres, desde do tempo primórdios somos descriminadas, julgadas, e caluniadas, primeiro colocaram em nós a culpa do pecado porém não somente Eva errou mais Adão também, e isso é o começo, fora os preconceitos que existe até hoje, mais não quero falar sobre este tema, quero sim citar, que existiu homens que valorizam a nossa importância. e um deles é  o Rei Salomão, no livro provérbios cap 31 vc10 á 30. Ele fez com que o nosso valor seja reconhecido. Abaixo quero exemplificar cada item.

10 “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de rubins”.

(Rubi pedra preciosa de cor vermelha, considerada muito rara e cara, rubi também são citadas. Em Isaias 54 vc 12, ela é tão importante que o Senhor disse que as muralhas de Jerusalém serão revestida por rubis).

11“O coração do seu marido está nela confiado e a ela nenhuma fazenda faltará”.

(ela ajuda no controle dos bens da casa, e nunca o marido ficará pobre.)

12 “Em todos os dias da sua vida ela só lhe faz o bem e nunca o mal”.
( ela sempre procura o bem do seu marido.)

• Do versículo 10-12 é importante destacar que a Mulher virtuosa é uma boa administradora da casa, e ela que cuida do marido, dos filhos, das compras, dos gastos,

(e tem tempo pra cuidar dela e da obra do Senhor).

13 “Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as mãos”.

(acredito que Salomão citou estes serviços manuais porque era cultura daquela época, hoje posso considerar os trabalhos não somentes manuais, como também, tudo que for ligado a ajudar o próximo, como as visitas, donativos).

14 “È como o navio mercante, de longe traz o pão”.

15 “Ainda de noite, se levanta e dá mantimento á sua casa e a tarefa as suas servas”.

(O que faz lembrar nessa passagem é os momentos de crises financeiras, o mais interessante é que sempre a mulher tem um jeito de resolver isto, ela serve a sua casa, como aqui diz, ela anda a distancia pra trazer comida pra casa, na segunda parte do versículo diz, ela se levanta cedo, quantas mães de família se levantam antes do dia nascer pra deixar o almoço pronto, tudo organizado antes de ir trabalhar , ela se preocupa com o sustento de cada dia , sabendo que tem um Deus que suprirá suas necessidades.

16 “Examina uma herdade e adquire-a planta uma vinha com o fruto de suas mãos”.

(ela sabe investir com sabedoria sobre o que realmente é necessário na sua casa, recordo dessa passagem quando, a noiva começa a preparar o seu enxoval, ela analisa minuciosamente o que precisa comprar, e outra quando a família passam a morar em uma nova casa, onde é a responsabilidade da mulher ver os utensílios mais importantes. O credito pode partir do homem mais o resultado final é nosso!

17 “Cinge os lombos de força e fortalece os braços”.

(Nessa passagem mostra mulher forte, resistente, trazendo pro nossos dias atuais, a mulher virtuosa é aquela que também se preocupa corpo e espírito, espírito é buscar o Senhor, se alimentar da palavra, e corpo e relação a sua beleza, não digo da vaidade mais sim do cuidado, com a pele, corpo , com a alimentação, sempre estando bela pro seu esposo. È importante também dizer que a maior beleza de uma mulher é aquela que teme ao Senhor, assim como tem escrito em Rute cap 3 vc 11 – Agora pois minha filha, não temas, tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és virtuosa.)

18 “ Prova e vê que é boa sua mercadoria e a sua lâmpada não se apaga de noite”.

19 “Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca”.

(Nessa passagem mostra uma mulher criativa, tudo que ela faz é como muito cuidado e detalhe.)

20 “Abre a mão ao aflito, e ao necessitado estende a mão”.

(Nessa passagem mostra que a mulher pra ser considerada virtuosa ela, estar não somente preocupada com sua casa, mais também com os necessitados, como ela é movida pela compaixão ela sempre estar fazendo sua parte pra cuidar dos corações necessitados, não somente do pão material, mais também da palavra de Deus, são aquelas que oram, pelos famintos de orações, e agradecem por cada benção recebida)

21 “Não temerá por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada”.

(mostra a mulher protetora, mostra uma mulher sempre cuidadosa com os filhos e o marido).

22 “Faz para si tapeçaria, de linho fino e de púrpura é a sua veste”.

(nessa passagem mostra que a mulher se veste elegantemente, e de modo discreto e delicado).

23 “Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra”.

(ela é conhecida e estimada por causa da dignidade do seu marido, na sua ausência ela se torna uma boa representante dele)

24 “Faz panos de linhos finos, e vende-os, e dá cintas aos mercadores”.

(Ela utiliza seu tempo de modo eficiente)

25 “A força e a glória são as suas vestes e rie-se do dia futuro”.

(Ela sempre demonstra um espírito otimista)

26 “Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua”.

(Ela fala atravez do direciomento do espírito santo, fala sempre da bondade do Amor de Deus, e procura sempre dar uma palavra de conforto.).

27 “Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça”.

28 “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada, como também o seu marido que a louva dizendo”:

29 “ Muitas filhas agiram virtuosamente mais tu a todas es superior.
Em todo momento é reconhecida como um exemplo de fidelidade e excelência, é respeitada pelos filhos e pelo marido,

(e até pelos os de fora ela é conhecida pela sua dedicação e amor).

30 “Enganosa é a graça e vaidade e formosura, mas a mulher que teme ao Senhor essa será louvada”.

31 “Daí-lhe o fruto das suas mãos, e louve-na nas portas as suas obras”.

Ela recebe elogios pelo seu trabalho, e pela suas dedicação a família, e acima de tudo isso, ela é considerada como formosa, e especial, porque ela busca a presença do Senhor, de conhecer mais a palavra do Senhor, por isso é se torna mais que valiosa , ela se torna única!


                                                                                                                                       Nayara Toscano





2 comentários:

PB Almir Dionisio disse...

Paz,,,Deus abençoe e tenha certeza que Deus tem levantado mulheres valorosas e sou testemunha disso pois Deuys me presenteou com uma que hoje é minha esposa Deus continue te abençoando... e te usando...

Marco Jacoe disse...

Graça e paz, agradeço pelo convite, já estive em vosso blog e gostei imenso dos artigos no qual já li e aproveitei para me colocar como um seguidor. Que Deus continue lhe abençoando, que este meio de comunicaçao seja em vossa vida uma fonte de palavras, afim de alcançar aqueles que necessitam, aproveito a oportunidade para deixar meu convite para visitar meu blog, e no momento oportuno fazer parte dele, que será para mim uma grande alegria em te-lo como seguidor e poder aprender com os comentários que poderá deixar, que a graça de nossso Deus esteja convosco. http://pastormarcojacoe.blogspot.com/

Postar um comentário