27 de jul. de 2010

Um Monte chamado Moriá

Oi Amados !

Hoje  três  vezes ao dia ouvi esta palavra e então resolvi ler que monte é este chamado Moriá?  o que aconteceu de extraordinário nele?  o que posso tirar de lição sobre esta passagem na palavra de Deus.

A palavra encontra-se no livro de Genesis cap. 22

“ Algum tempo depois Deus pôs Abraão á prova. Deus o chamou pelo nome e ele respondeu: -Estou aqui 

Então Deus disse:

Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali , na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrificio.

No dia seguinte Abrãao se levantou de madrugada arreou o seu jumento, cortou a lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado, Isaque e dois empregados foram junto com ele. No terceiro dia, Abraão viu o lugar de longe. Então disse aos seus empregados.

-Fiquem aqui com o jumento, eu e o menino , vamos ali adiante para adorar a Deus.Daqui a pouco voltamos.

Abraão pegou a lenha  para o sacrificio e pôs nos ombros de Isaque.Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. Daí a pouco o menino disse:

-Pai

Abraão respondeu:

-Que foi, meu filho?

Isaque perguntou:

-Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneiro para o sacrifício?

Abraão Responde:

-Deus dará o que for preciso, ele vai arranjar um carneirinho para o sacrificio meu filho.

E continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado. Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do Céu, o Anjo do Senhor o chamou , dizendo Abraão! Abraão!

Estou aqui- respondeu ele

O anjo disse:

-Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal! Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.

Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres no meio de uma moita. Abraão pôs naquele lugar o nome de “O Senhor Deus dará o que for preciso”. E por isso que até hoje o povo diz “Na sua montanha o Senhor Deus dá o que for preciso.”.

Que grandes lições do Senhor podemos aprender nesse texto . Abrãao o nosso pai na fé recebeu de Deus uma ordem subir ao Monte Moriá e entregar o seu bem mais precioso o seu único filho sabemos que temos o nosso livre arbítrio Abraão se quisesse podia ter questionado Deus e até mesmo dizer – Não Senhor . Mais pelo contrário Abraaõ obedeceu porque ele sabia que o mesmo Deus que fez com que a sua esposa estéril torna-se Mãe ele tambem iria chegar  no momento certo. E então seguiram viagem até o monte Moriá  e fico pensando o que passava na cabeça dele, que ele tinha? Imaginem o que você considera de mais valioso  em sua vida  pode ser um pai, mãe ou filhos. Será que vocês tinham a mesma confiança de Abrãao?

O monte Moriá é um lugar de renuncia de entrega da nossa vontade para podermos receber o perfeito plano de Deus para nossas vidas. Onde iremos receber a provisão do Senhor.

Se pensamos que Isaque era uma criança inocente estamos equivocados pelo contrário

Isaque conhecia os costumes e os sacrifícios a prova é tão grande que ele perguntou ao pai aonde estava o carneiro? E mais uma vez Abraaõ falou com confiança –Meu filho Deus dará o que for preciso.

Depois como é dito na palavra , Abraão amarrou Isaque e o  que passava no pensamento  daquela criança sendo amarrada?  ele poderia perguntar o que estava acontecendo  mais não  ele permaneceu em silencio olhando pro pai por que sabia que o pai ele acreditava no seu pai. Foi então que aconteceu o milagre um Anjo apareceu e ordenou que Abraaõ parasse e que Deus tinha providenciado um carneiro.

Que alegria sentia no coração de Abrãao ao receber a vitória .

Assim acontece conosco  Deus nos pede o que é mais precioso para testar nossa confiança e fé e  quando pensamos que é tarde demais , no último momento Deus chega e interfere trazendo o seu milagre.
Chegamos pois ao Monte Moriá crendo que o Senhor é o grande eu Sou e que tudo proverá.

1 comentários:

Anônimo disse...

Aleluia! Esta é uma história muito linda, não é a toa que Abraão é considerado Amigo de Deus. Ele não negava bem algum a Deus.
Servir a Deus requer renúncias!

Que possamos ser assim.
Que Deus te abençõe Nay!

Postar um comentário