29 de set de 2010

Minha cidade Natal






Pela manhã cedinho fui caminhar na praia , nossa me sinto agraciada por morar nesta cidade tão querida que é Natal e então resolvi fazer um mini-montagem com algumas imagens favoritas algumas foi eu que fotografei e quer quiser ver mais imagens acesse este site: http://www.pbase.com/alexuchoa/rio_grande_do_norte 

Acessem e deixe sua opinião viu gente =) 

Irei seguindo fui ,..

Abaixo um poema  de um artista da terra .

Cidade linda e formosa

Com dunas a brilhar
De areias brancas cintilantes
E o mar a lhe banhar
Águas mornas convidativas
Para um banho a relaxar

Várias praias tu tens
Cada uma mais linda que a outra
De Redinha a Ponta Negra
Passando pelo Forte a brilhar
Esplendoroso este Forte
Tem formato de uma estrela
Com histórias a contar

Praias do Meio, Areia Preta e Miame
Seguindo a Via Costeira
Estas praias também são belas
Cada qual encanto tem
Extasia qualquer pessoa
Que por elas passar

O nascer de um sol mais lindo que já vi
A suas praias a banhar
Sol que brilha quase o ano inteiro
São trezentos dias a brilhar

O teu luar é maravilhoso
Um convite ao cantar
E aos casais enamorar
Lua minha vem nascendo
Para a todos alegrar

Em cada canto tem comida
Restaurantes a valer
De típicas a requintadas
As melhores do País
Gostosuras tens demais

Tens um povo hospitaleiro
Podem perguntar
Pois sem resposta não vais ficar
Povo este que te adora
Esta cidade a amar

http://www.claudinenetto.com/















26 de set de 2010

Faça a sua parte seja um doador






Hoje resolvi falar um assunto que para mim tem muito importância que é ajudar as pessoas e tudo começou  quando fui pela primeira vez no hemonorte para confirmar o meu tipo sanguineo que é O negativo e poder  tornar-me doadora, passei pelos diversas triagens e valeu a pena.

E então eu pergunto você é doador? 

Ainda existe pessoas que até eu pergunto nem sabe o seu tipo sanguineo e para esclarecer um pouco segue abaixo uma pequena pesquisa.


A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste na transferencia de sangue ou de um componente sanguineo de uma pessoa (o doador) para outra (o receptor). É um tipo de terapia que tem se mostrado muito eficaz em situações de choque, hemorragias ou doenças sanguíneas. Frequentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.

O sangue e seus componentes

O sangue é um tecido vivo que circula ininterruptamente pelas nossas artérias e veias, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos do corpo e trazendo o gás carbônico. É composto por plasma, plaquetas, hemácias e leucócitos. O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno.
No plasma sanguíneo, podem ou não existir dois tipos de anticorpos, denominados de aglutininas. Um indivíduo que possui hemácias do tipo A produzirá aglutininas anti-B. Um indivíduo com hemácias do tipo B produzirá aglutininas anti-A. Um indivíduo com hemácias AB não produzirá nenhuma aglutinina, pois apresenta os dois tipos de aglutinogênios. Já o indivíduo com hemácias do tipo O produz aglutininas anti-A e anti-B, pois não apresenta aglutinogênios. Devido a estas características imunitárias, é que as tentativas aleatórias iniciais de transfusões sanguineas resultaram em muitos fracassos. Os indivíduos que apresentavam o fator Rh passaram a ser designados Rh+, geneticamente correspondem aos genótipos RR ou Rr. Os indivíduos que não apresentam o fator Rh foram designados Rh- e apresentavam o genótipo rr, sendo considerados recessivos. Somente da combinação entre o Sistema ABO e do Fator Rh, poderemos encontrar os chamados doadores universais (O negativo) e receptores universais (AB positivo).

Compatibilidade Sanguínea

O sangue que será doado é separado nos seus componentes principais - os hemocomponentes, e estes são fracionados em seus diversos elementos - os hemoderivados, para a aplicação terapêutica somente da fracção necessária. Se for necessária uma transfusão de sangue total, os monocomponentes podem ser reunidos.
.Hemácias - é o glóbulo vermelho, que transporta o oxigênio. Pessoas com sangue Rh positivo podem receber hemácias do tipo Rh negativo. O contrário não é verdadeiro. Pessoas do grupo O só podem receber hemácias do grupo O. Pessoas do grupo AB podem receber hemácias do grupo O, A e B. Pessoas do grupo B podem receber hemácias do grupo O e B, mas não do A e nem do AB. Pessoas do grupo A podem receber hemácias do grupo O e A, mas não do B e nem do AB.
    A pessoa portadora do tipo de sangue O negativo é tida como sendo doador universal, seu sangue serve para qualquer paciente(estando na forma de concentrado de hemácia ) mas no caso de transfusão, o ideal é o paciente receber sangue do mesmo tipo que o seu.
    A pessoa portadora do sangue AB positivo é tida como receptor universal, podendo receber transfusão de qualquer tipo de sangue, mas só pode fazer doação para quem tem sangue do mesmo tipo (e esse é considerado um dos sangues mais raros que existe).
    Cada componente do sangue tem propriedades especiais e pode ser separado para tratar de problemas específicos de cada paciente

    Doação de Sangue

    Os Centros Hemoterápicos necessitam de muito sangue para suprir às necessidades da população, devido ao grande número de acidentes e doenças sanguíneas que necessitam de transfusões. Não existem substitutos para todas as funções do sangue. Geralmente, restabelece-se o volume líquido do sangue mediante soluções salinas ou gelatinosas e estimula-se a produção acelerada de hemácias. Mas nos casos de hemorragias massivas necessitam de hemácias. Também os hemofílicos necessitam dos fatores de coagulação (Fator VIII e Fator IX), para a qual não existe substituto. A molécula da hemoglobina artificial ainda encontra-se em ensaios pré-clínicos.
    O doador não corre nenhum risco, já que são utilizadas para a coleta do sangue bolsas e agulhas estéreis descartáveis, isto é, utilizadas apenas uma vez.
    Para doar sangue o indivíduo deve ter entre 18 e 60 anos, mais de 50 quilos, estar de boa saúde, não ser tóxicodependente ou estar tomando certos medicamentos e realizar apenas "sexo seguro". A doação deve ser voluntária e não remunerada, como maneira de evitar a doação de sangue doente.

    ( Texto extraido http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfus%C3%A3o_de_sangue)


    Espero que tenha esclarecido um pouco sobre este vasto assunto.

    Depois  que doei  sangue e soube que eu contribui a salvar a vida de uma jovem  e que  me disseram que o nosso sangue pode até ser diluido e ajudar a vários bebezinhos  passei a  compreender que é doar é algo tão simples e que também faz bem para nossa saúde porque renova nossas hemacias ,  mais foi nste ano  que dei o meu segundo passo em uma feira Brasil Mostra Brasil onde tinha o stander de doação de Médula Ossea  vimos  várias campanhas nos meios de comunicaçãoe até não nem passa por despercebido mais o que especificamente a medula óssea? que procedimento tomar?

    O assunto é muito extenso mais vou destacar alguns pontos

    A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.

    O que é preciso para á doação?

    Os requisitos básicos:
    1. O interessado deve ter entre 18 e 55 anos e ter boa saúde
    2. Não precisa estar em jejum
    3. Não há peso mínimo
    4. Não há problema de ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior
    5. Caso alguém tenha adquirido doenças, como hepatite A ou B e toxoplasmose, e já fez o tratamento, também pode ser um doador
    6. Preencher cadastro com dados pessoais (endereço, RG, telefones e outros)
    7. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml)
    8. O sangue será examinado e cadastrado
    9. A compatibilidade do doador será verificada, quando aparecer um paciente
    10. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir quanto à doação.

     Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor.
    A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL!

    Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte!

    Mas como é feito? O que eu vou doar? O que eu vou sentir?

    Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. 
    A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde

    Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

    Pense nisso, procure um hemocentro na sua cidade ou leia mais para tirar suas dúvidas em:


    Bom eu fiz a minha parte, reflita e lembre-se que a doação tanto de sangue como a de medula óssea é um gesto de solidariedade, respeito e amor ao seu próximo.

    Se vocês já fizeram a sua parte pode partilhar aqui neste espaço e divulguem


    Romanos 13:10 “O amor não faz mal ao próximo; de sorte que O CUMPRIMENTO DA LEI É O AMOR.”





    e eu irei  seguindo...

    beijos 

    Nay







    22 de set de 2010





    Sempre temos recebido e-mails com reflexões, textos e até aquelas correntes que eu particulamente elimino estes de correntes  mais enfim hoje eu recebi um bem bakana e resolvi compartilhar com todos , bem eu gostei e espero que vocês gostem também.

    Vou seguindo ....

    Beijos 


    1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
    Deixe que os médicos se preocupem com isso.
    2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
    3. Aprenda sempre:
    Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiços  e  leia muito inclusive a bíblia
    "Uma mente preguiçosa é oficina do Adversário
    4. Aprecie mais as pequenas coisas
    5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
    E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela!
    6. Quando as lágrimas aparecerem aguente e ultrapasse.
    A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.
    7. Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
    O seu lar é o seu refugio.
    8. Tome cuidado com a sua saúde:
    Se é boa, mantenha-a... Se é instável, melhore-a...   Se não consegue melhora-la, procure ajuda!
    9. Não faça viagens de culpa ...
     Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa
    10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

    E para terminar eu acrescento " Viva todos os dias com gratidão  a Deus por tudo".


    Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos.
    Salmos 145.2

    20 de set de 2010

    Estou de volta!


    Oi pessoal!

    Estive alguns dias afastada pelo simples fato que o meu pc quebrou é impressionante como vim aqui deixar nem que seja um frase é importante pra mim porque se estamos tão distante o que nos une é estes poucos momentos e como aprendo com cada um de vocês. 

    Estava refletindo sobre o significado da vida e acabei entendo que....

    Nascemos para compreender mesmo sem ser compreeendidos
    Nascemos para servir mesmo sem ser servidos
    Nascemos para perdoar mesmo sem alguém vim lhe pedir perdão
    Nascemos para acolher mesmo precisando ser acolhido
    Nascemos para Amar mesmo sem sermos Amados.



    Fico por aqui desejo boa semana para todos 

    Beijos 

    Nay

    8 de set de 2010

    My Niver







    Hoje é meu aniversário, momento de refletir, e agradecer á Deus por tudo e estou  muito feliz em partillhar com todos este dia tão especial.

    " Aniversariar é a prova de que Deus ainda investe em nossas vidas ( Felipe Oliveira)



    " Preparado está o meu coração ó Deus, cantarei e salmodiarei toda a minha alma (salmo 108 vc 1)"




    Quero ser livre





     A liberdade é um desejo de todos.Você nunca teve vontade de largar tudo? sonegar impostos? ficar livre do aluguel? Do compromisso com alguém que não amas mais? De sustentar a familia que não reconhece o seu esforço? Do Vício? Do emprego e do patrão? Do péssimo comportamento? Da escola? Esta liberdade aos mesmo tempo pode ser fácil e dificil . Se você se livrar de uma coisa vai ter que conviver com as consequências. Como assim? é simples se querer livrar do emprego ficará sem dinheiro. E um novo namorado (a) vai ter que enfrentar problemas de outras pessoas e novos círculos de relacionamento. Se ninguém pagar os impostos como ficaria as escolas públicas e as ruas sem serviços? Enfim a liberdade segundos muitos a concebem não passa de fuga das responsabilidadesSer livre é poder tomar decisões sem medo de encarar as consequências.È ter o controle da situação. E este dominio encontra-se no conhecimento das coisas de Deus da palavra de Deus por  isso Jesus deixou bem claro 


    "Disse-lhe Jesus e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32).


    O Segredo da verdadeira liberdade encontra-se em conhecer a Deus e a praticar a sua palavra e então teremos vida e vida em abundancia.


    Pense nisso


    Nayara




    6 de set de 2010

    Mude




    Hoje estava pensando sobre mudança  geralmente quando queremos esquecer algo ou simplesmente se renovar qual é o primeiro passo? Alguns começam pela mudança interior  revendo os seus valores corrigindo os  seus erros e se aprimorando já outros começam pelo exterior renovando o seu  look, mudança do  guarda-roupa ou até  mesmo uma  viagem. 
    O importante é mudar porque se fosse algo  fútil  muitos profissionais de diversas areas não precisariam de reciclagem  . E eu pergunto o que você tem que mudar? Vamos tome uma iniciativa faça uma lista do que lhe desagrada e o que gostaria de fazer , reorganize sua agenda,  arranje um tempo pra você quem sabe seja esta a sua mudança de atitude ein? Lembra-se para mudar é necessário planejar.

    Fico por aqui deixando um poema que nos faz refletir sobre como melhorar a vida.

    Beijos

    Nayara


    Mude -  Poema de Edson Marques .




    Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a
    velocidade.
    Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa, mais tarde, mude de mesa.
    Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho,
    ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por
    onde você passa.
    Tome outros ônibus.
    Mude por um tempo o estilo das roupas.
    Dê os seus sapatos velhos.
    Procure andar descalço alguns dias.
    Tire uma tarde inteira para passear livremente pela praia, ou no parque, e
    ouvir o canto dos passarinhos.
    Veja o mundo de outras perspectivas.
    Abra e feche gavetas e portas com a mão esquerda.
    Durma no outro lado da cama... depois, procure dormir em outra cama.
    Assista a outros programas de tv, compre outros jornais... leia outros
    tipos de livros.
    Não faça do hábito um estilo de vida.
    Ame a novidade.
    Durma mais tarde.
    Durma mais cedo.
    Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
    Corrija a postura.
    Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas
    cores, novas delícias.
    Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo
    jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.
    Tente.
    Busque novos amigos. Faça novas relações.
    Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome um novo tipo de
    bebida, compre pão em outra padaria.
    Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
    Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental...
    tome banho em novos horários.
    Use canetas de outras cores.
    Vá passear em outros lugares.
    Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
    Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos
    óculos, escreva outras poesias.
    Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos
    despertadores.
    Abra conta em outro banco.
    Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos
    museus.
    Mude.
    Lembre-se de que a Vida é uma só.
    E pense seriamente em arrumar outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho
    mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
    Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.
    E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem
    destino.Experimente coisas novas.
    Troque novamente. Mude de novo. Experimente outra vez.
    Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores de que as já
    conhecidas, mas não é isso o que importa.
    O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
    Só o que está morto não muda!


    Quem quiser conhecer mais das obras deste escritor segue abaixo um dos seus blogs

    http://mude.blogspot.com/










    4 de set de 2010

    Vamos prosseguir sempre!




    Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor
    Oséias 6.3


    O Senhor nos trouxe às veredas do conhecimento de sua pessoa, e nos manda seguir por elas, ainda que alguns de seus trechos nos pareçam desconhecidos. Sim, até que elas se abram na planície do trono de Deus. Nossa vida é um avanço no conhecimento do Senhor. Ficamos maravilhados com algumas das experiências pelas quais somos levados a passar. Mais tarde, porém, vemos que elas nos permitiram adquirir algum novo conhecimento a respeito de nosso Senhor...

    (Não precisamos ficar esperando por alguma oportunidade brilhante. Aproveitando o presente, construiremos a ponte que levará àquele futuro.)
    G. Bowen

    Esta canção abaixo é o resumo deste texto e o que deve ser o maior anseio dos nossos corações que é  buscar  ao Senhor e o conhecimento da sua palavra , os segredos escondidos e as demais coisas serão por acréscimo. Deus é  como o grande oceano e os seus mistérios por isso ele mesmo diz: Avança para águas mais profundas e lá me encontrará, que possamos a cada dia  mergulhar , descer para assim poder conhecer á  grandeza de nosso Deus.